A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira com mais de 150 anos de história, sendo assim uma das mais tradicionais, respeitadas e conhecidas do país. Os adolescentes que querem trabalhar na Caixa tem uma maneira simples de tentar fazer isso: ao fazer a inscrição no Adolescente Aprendiz.
E o melhor de tudo é que ao enviar o currículo de jovem aprendiz na Caixa, o candidato pode ter a chance de conseguir o seu 1º emprego, isto é: ele não precisa ter experiência comprovada em carteira para tentar uma vaga desse programa.
O programa Adolescente Aprendiz da Caixa tem o objetivo central de dar a chance aos jovens de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Sendo que o 1º passo para ter a possibilidade de ingressar no programa é fazendo o envio de currículo para se inscrever no Adolescente Aprendiz e participar da seleção. Leia e descubra como fazer isso.
Programa Adolescente Aprendiz da Caixa
Antes de iniciarmos a explicação sobre como enviar o currículo para o programa jovem aprendiz da Caixa, vamos entender um conceito breve e muito importante!
A Caixa Econômica Federal é um banco que não possui um programa de Jovem Aprendiz ativo nos dias de hoje. Isso é permitido porque a instituição financeira tem outro programa, com o mesmo viés, da forma que os adolescentes podem se inscrever no Adolescente Aprendiz!
O adolescente aprendiz funciona quase da mesma forma que o programa jovem aprendiz, sendo que esse programa tem como objetivo dar conhecimentos práticos e teóricos para os adolescentes que estão estudando e buscam maneiras de entrar no mercado de trabalho.
E devido a Caixa ser um Banco, esses adolescentes que forem contratados após solicitarem uma vaga de emprego através do programa vão poder ter todos os conhecimentos da área bancária – depois que fizerem a inscrição no Adolescente Aprendiz e forem selecionados, obviamente.
Adolescente Aprendiz Caixa – como funciona
O programa adolescente aprendiz da Caixa é oferecido pelo banco e funciona da seguinte forma: ele oferece vagas de emprego para os jovens exercerem atividades que sejam relacionados às funções bancárias. Então, um candidato selecionado poderá ser um atendente, por exemplo.
Porém não é só isso: eles priorizam que o jovem tenha consciência sobre práticas cidadãs, ética e também tenham um aprendizado de alta qualidade, quando contratados. Dessa forma, o jovem que estiver inserido no programa terá um acompanhamento diário de um funcionário adulto da Caixa.
Isso sem contar ainda com o formato do programa, que tem 2 frentes, sendo a parte teórica, que é feita com cursos profissionalizantes e de conhecimentos; e também a parte teórica, que geralmente acontece nas agências da Caixa, onde o estudante aplica seus aprendizados.
A contratação é feita por meio de uma instituição chamada Entidade Conveniada e o número de jovens na empresa pode ser de até 15% do quadro total de funcionários. Dessa forma, o 1º passo para ter a possibilidade de trabalhar na Caixa é fazer a inscrição e enviar o currículo online.
Se você se interessou pelo programa e viu a grande chance que existe em conseguir um 1º emprego de forma totalmente formalizada e em uma grande instituição, confira abaixo quais as reais vantagens de ser jovem aprendiz Caixa e quem pode enviar o currículo para participar do processo seletivo.
As vantagens do Programa Adolescente Aprendiz
Agora você vai ver as vantagens que poderá ter depois que for contratado pelo programa da Caixa, sendo que precisará fazer a inscrição no Adolescente Aprendiz antes disso e ser selecionado em todas as etapas do processo seletivo, ok?
Depois disso e de passar por todas as etapas de contratação, o contratado vai receber um salário mínimo por mês, que hoje está em R$ 954. Lembrando ainda que esse valor pode variar conforme as horas trabalhadas e de atuação, ao passo que o programa afirma que fica entre 4 horas e 6 horas diárias.
E esse valor vai estar registrado em carteira, o que quer dizer que o contratado já vai estar contabilizando o seu valor de 2% do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que poderá ser usado em várias oportunidades futuras, como na compra de uma casa, por exemplo.
Além disso, quem for contratado também vai ter também o acesso ao 13° salário, as férias remuneradas, o vale transporte, o auxílio alimentação e o contrato com a empresa pode durar até 2 anos. Isso tudo sem falar ainda na vantagem de conseguir um plano de carreira dentro do banco… Já que o banco pode contratar o adolescente aprendiz depois do período de contrato.
Requisitos do Adolescente Aprendiz
Caso você esteja interessado em participar do processo seletivo e concorrer a uma das vagas abertas da Caixa no programa adolescente aprendiz, considere que o 1º passo é enviar o currículo. No entanto, existem alguns requisitos básicos e obrigatórios para quem vai fazer isso.
Por exemplo, saiba que você precisará ter entre 14 anos e 6 meses a 16 anos incompletos para conseguir fazer a inscrição no Adolescente Aprendiz. Sendo essa a idade exigida para participar do programa adolescente aprendiz na Caixa.
Além do que, o candidato para enviar o currículo também precisará também estar matriculado no ensino médio e, preferencialmente, com boas notas. Isso porque o programa visa incentivar que os estudantes continuem na escola e participem do programa ao mesmo tempo – sem que um interfira no outro.
Outro requisito é ter uma família que possua 50% do salário mínimo como renda per capita. Então, o banco opta por contratar adolescentes que estejam em famílias de baixa renda, mesmo porque isso faz parte dos conceitos impostos no programa.
Enviar currículo adolescente aprendiz Caixa
Agora, para conseguir uma vaga e pode enviar o seu currículo de cadiddto, você precisará consultar a Entidade Parceira, sendo que elas são instituições independentes, mas que auxiliam o banco na contratação de pessoas nesse programa.
Entre as instituições parceiras, a mais comum é o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, que atua em várias cidades do Brasil. Então, se esse for o seu caso, você precisará consultar a quantidade de vagas no CIEE mais próximo de você também para enviar o seu currículo.
Agora, para cadastrar o seu currículo e fazer a inscrição no Adolescente Aprendiz da Caixa, você também pode buscar informações através do site do CIEE.
Com informações da Caixa